terça-feira, 2 de julho de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE FILIPENSES

 LUCIANO MILAN



Neste terceiro trimestre estaremos estudando a carta de Paulo aos filipenses, tenho a certeza que o senhor Deus irá nos abençoar profundamente através do estudo sistemático da sua palavra. Pensando nisso quero deixar algumas informações básicas acerca dessa carta que será útil a todos que irão se empenhar em aprender e ensinar os diversos temas que estão registrados nessa carta.
A maioria dos estudiosos concordam que está carta foi escrita pelo Apóstolo Paulo cerca de 61 A.D, durante sua prisão em roma, embora tenha surgido algumas teorias de que essa prisão se deu em Éfeso.
A cidade de Filipenses ( que recebeu esse nome de Felipe da macedônia, o pai de Alexandre, o Grande) era
famosa por suas minas de ouro e sua estratégica localização, transformando-se no portão de entrada da europa.
 Segundo alguns estudiosos era uma roma em miniatura, uma orgulhosa colônia romana, isenta de imposto e,
feita em um modelo como a capital do mundo. Com a conversão de Lídia , a moça escrava e o carcereiro (At 16) Deu-se início o '' berço do cristianismo europeu''.
O propósito de Paulo ao escrever foi, agradecer os filipenses pela oferta que haviam enviado e encorajá-los descrevendo o contentamento que encontrara em Jesus cristo.
Os temas encontrados no decorrer da carta que é composta de quatro capítulos são variados, a saber: contentamento, humildade, unidade, generosidade, alegria.

CONTENTAMENTO
Paulo aprendeu o segredo desta atitude e ensinou aos filipenses. Embora estando preso, ele escreveu está carta aos filipenses com um coração grato pelos irmãos por terem lhe enviado uma oferta generosa.
HUMILDADE
No capítulo dois Paulo mostra aos filipenses a importância da humildade se baseando na vida de cristo, e insisti para que eles façam o mesmo.
ALEGRIA
Nesta epístola paulo destaca que a alegria do crente não depende das circunstâncias externas, porque está arraigada em Jesus cristo, que a dá generosamente.
GENEROSIDADE
Quando analisamos o capítulo primeiro vemos paulo agradecido pela extrema generosidade dos irmãos filipenses ao dizer: '' Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora''. Fp 1.3,4,5 Ver. 4.14,15
UNIDADE
Ele também deseja que a unidade entre os irmãos seja verdadeira, quando vemos os conselhos dados a duas irmãos que viviam em desunião. ''O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no senhor''. Fp 4.2

AMÉM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário